top of page

ÉPOCA DE INVERNO...

Atualizado: 14 de ago. de 2023



O inverno chegou e já conseguimos sentir o ritmo da natureza aquietando-se, num grande impulso de contração, de silenciar. As plantas se recolhem com suas sementes embaixo da terra. Os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. Momento de recolhimento e interiorização. Onde buscamos manter a nossa chama interna sempre acesa nos aquecendo.

Ao vivenciarmos a época de São João nos remete a sua importante missão aqui na Terra, a de preparar a humanidade para chegada de novos tempos anunciando a vinda de Cristo.

As festas juninas no Brasil celebram o nascimento de São João, onde fogueira, música e alegria não podem faltar. Em cada região do país a cultura popular festeja com seus símbolos e personagens folclóricos. Não deixe de cultivar as características das festas da região em seu lar, seja na presença das brincadeiras ou das imagens do Bumba meu boi, ou do Lampião e Maria bonita, ou com o frevo, com Bernunça, boi de mamão, etc...

Com a lenda “O mastro e a fogueira” trazemos a imagem do símbolo do nascimento de São João Batista, a grande fogueira que sua mãe Izabel acendeu para sinalizar à distância, à sua prima Maria, que seu filho havia nascido.

Podemos manter a imagem da fogueira de São João cultivando nosso calor interno, preparando detalhes em nossa casa através da mesa de época, das cantigas, brincadeiras, histórias, pinturas e até, se for possível, fazendo uma fogueira de verdade no quintal ou numa pira na sala.

Também podemos escolher um dia especial para celebrar São João em família. Torne o dia mais especial, com vestimentas típicas (mesmo que improvisadas), preparem pratos especiais, organizem as brincadeiras, cantem, dancem e se divirtam!

Ao longo dos dias desta época, aproveite para cantar e danças bastante em família, além de elevar a nossa frequência energética, é um ótimo estimulo para a oralidade e movimento das crianças.



A lenda do mastro e da fogueira de São João

Era uma vez dois velhinhos:

Izabel e Zacarias.

Lá no alto da montanha

Tinham sua moradia.

E São João, seu filhinho,

Logo, logo nasceria.

E eis que, naqueles tempos

A santa Virgem Maria

Foi visitar, na montanha,

Isabel e Zacarias.

“Bendita és tu, minha prima”,

Isabel já lhe dizia:

E viu uma luz do céu

Que sobre a santa descia.

“A minha alma glorifica o senhor! ”,

disse Maria,

E perguntou a Isabel

Quando João nasceria.

Isabel lhe prometeu

Que, tão logo ele nascesse,

Ela avisaria a Maria

Acendendo uma fogueira,

De luz forte como o dia,

Lá no alto da montanha,

E, do lado da fogueira,

Um mastro levantaria.

Por isso é que, desde então,

Nós temos mastro e fogueira

Nas noites de São João.



Por Rutch Salles


ree

 
 
 

Comentários


© 2020 por SÍTIO MIRAFLOR

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page