ÉPOCA DE INVERNO!
- Sítio Miraflor 🌼

- 8 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
O inverno é o momento em que ficamos a maior parte do tempo dentro de casa, época em que nosso corpo também pede mais recolhimento, quando estamos mais conectados com o nosso interior. É importante que não esqueçamos de nos manter aquecidos tanto fisicamente quanto animicamente.
Cultive momentos em volta de uma fogueira, lareira ou até velas. O fogo é o elemento que nos conecta com o espiral, que possamos contemplá-lo em silencio. É o elemento que aquece nossos lares nos dias frios.... Uma boa alternativa é manter as lanterninhas confeccionadas para a festa da lanterna, pertinho... na hora das refeições ou histórias contadas.
Fase boa para sentirmos o ciclo da natureza em nossas vidas, revendo o que não serve mais, mudanças internas e externas, para fortalecemos nosso Eu, que em breve irá se preparar para o nascimento de um novo ciclo na primavera.
Aqui na escolinha, organizamos ambientes calorosos para o brincar dentro, onde a criança não sente num chão frio, e que possa ter um tapetinho e almofadas para se sentar e aconchegar-se.... Elementos como toquinhos de madeira, tecidos diferentes, rabos de gato, caixas, almofadas, bonecas de pano, panelinhas, talheres confeccionados de papelão... São ótimos para estimular a imaginação e o brincar livre.
Investimos em brincadeiras que aquecem o coração e despertem sorrisos, estimulando o tato e o movimento.
As caminhadas ao ar livre nas partes mais quentes do dia, fazem parte da nossa rotina. Aproveitamos estes momentos para observar a natureza, encontrar tesouros que ela nos proporciona, coletar diferentes elementos como: pedras bonitas, galhos, pequenos tocos, sementes, terra... flores, folhas que a época solta das árvores.
Uma imagem que trazemos ao longo do ano e mais ativamente agora, são os gnomos e anões, seres que trabalham no interior da terra guardando sementes ou lapidando pedras.
“...o anãozinho trabalha e bate que bate na pedra... e cava que cava na terra... e encontra as pedras preciosas...”
Na natureza, o inverno é um tempo de aparente morte. As árvores sem folhas, com galhos congelados, os animais escondidos em suas tocas, poucos sons, pouca luz. Porém, por trás dessa aparente morte, está a vida latente. As árvores perderam as folhas justamente para sobrevierem ao frio rigoroso e voltarem viçosas na próxima estação... O urso parece destinado ao derradeiro sono eterno. No entanto, está apenas hibernando, concentrando toda a sua energia para despertar em breve no clima mais favorável. O inverno pode nos trazer a imagem daqueles momentos em que tudo parece inerte para quem está de fora, mas por dentro sentimos que é a quietude e a introspecção necessárias, que antecedem importantes movimentos na vida.

Estar aberto ao inverno é oportunidade maravilhosa de se conectar com o ciclo vida-morte-vida que rege tudo na natureza. Essa é a dança linda da vida, que nos assusta muitas vezes, mas que devia mesmo nos acalentar: essa é a certeza que temos, de que tudo se renova sempre!
Os tempos de inverno da vida nos parecem duros demais, mas se aceitarmos que são períodos que podem nos ensinar muito e que podemos nos recolher para gerar mais energia, acontece o mais bonito e maravilhoso milagre da vida: depois do inverno, vem a primavera. Sempre!





Comentários