ÉPOCA DE PÁSCOA E OUTONO!
- Sítio Miraflor 🌼

- 19 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
(Vivenciando ciclos...)
Como em um casulo estamos todos nos preparando para o momento de sair em um novo e fresco ar... A páscoa é o momento de olhar para dentro, de observar o que de novo quer se formar, e então deixar o envoltório e voar.
A celebração da Páscoa é uma oportunidade para conectar as crianças com os ritmos da natureza, o renascimento interior, a força da compaixão e do amor, a vivência da chegada do outono... as transformações que ocorrem na natureza.
Final de março inaugura a estação do outono, com suas cores e a preparação para o descanso da natureza, nos leva a reflexões sobre os ciclos de vida, morte e renovação. O equinócio, dias e noites têm a mesma duração. Conforme o tempo caminha em direção ao inverno, percebemos lentamente os dias ficarem mais curtos, o entardecer mais cedo... e as noites mais longas.
Para as crianças, olhar a natureza é sempre muito prazeroso e surpreendente. Nessa época do ano, elas podem observar as lagartas rastejando pelas folhagens e calçadas... as folhas que secam no alto das árvores e, ganham tonalidades diferentes, amareladas e amarronzadas... logo caem...
Por meio de caminhadas no jardim, observamos todas as transformações da estação, também aprendemos sobre a importância da preparação e do descanso.
As rodas rítmicas são adaptadas incluindo versinhos fortalecendo a vivencia da estação e a chegada do senhor coelhinho. É um ritual, algo feito diariamente... os amiguinhos maiores já conseguem ajudar a compor as rodas, com movimentos e gestos. Respeitamos o tempo de cada criança, aos poucos vão chegando e naturalmente participando...
Através de contos e histórias que refletem renovação, transformação e esperança, as crianças mergulham nos mistérios que esta época pode proporcionar. As atividades e dinâmicas, como pintura de pedras, folhas, gravetos, casquinhas de ovos... confecção de guirlandas de outono, modelagem, criações relacionando ao que estão vivenciando... Permitem que as crianças expressem a criatividade e desenvolvam suas habilidades manuais, corporais... a cooperação, a atenção e o respeito pela natureza. As receitas nas aulas de culinária com a participação em equipe, um auxiliando o outro... tudo é válido para trazer o clima de união. As crianças pequenas adoram, os maiores, alguns inicialmente tímidos, se juntam, e os adultos despertam a criança interior.
É uma celebração que transcende o aspecto comercial do feriado, focando no desenvolvimento espiritual, emocional e físico, em sincronia com a mudança da estação. Assim, a Páscoa torna-se uma jornada de descoberta, reflexão e conexão profunda com o mundo natural e com os ciclos da vida trazendo calor à alma.
Quando estamos fazendo algo com sentido nosso tempo se torna, como o tempo das crianças, um tempo de Deus e não um tempo cronológico e assim conseguimos viver, realmente, a Páscoa em plenitude!
Para nós adultos, o convite é: aprender com as crianças a observar a natureza.

Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro.
Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo.
Cecília Meireles





Comentários