top of page

ÉPOCA DE VERÃO

É uma época de expansão e descontração. A criança, com pouca roupa, tem a vivência com diversos elementos para explorar o tato, a criatividade, o olfato, equilíbrio, motricidade grossa (subindo nas árvores, correndo, balançando), entrar em contato com os elementos da natureza tais como: água (Na caixa de areia, nos banhos de mangueira, nas piscininhas ou da chuva), terra (areia para fazer bolos, castelos, riachos, pontes...), o calor no ar e nos pezinhos quando pisam no chão bem aquecido pelo sol...


 As crianças estão chegando das férias, passando por um período de adaptação e é nesta época que se começa a instalar um ritmo diário, semanal, mensal (cada época vivenciada) e anual. 


Na época do verão, as crianças trazem as vivências das férias: viagens, casa da avó.... Aproveitamos esse conteúdo que já está vivo dentro de cada criança, e fazemos a Roda Rítmica no meio do período. Essa roda é uma sequência de músicas e versos acompanhados por gestos e movimento de todo o corpo, de acordo com um tema específico. 


Brincamos bastante em conjunto na caixa de areia, construindo castelos, riachos, etc, fazemos brincadeiras coletivas no parque. Também fazemos desenho livre, dobradura com papel sulfite em forma de barquinhos que podem ser usados nas aventuras e momentos no jardim.


Esta época, por ser a primeira do ano, as atividades principais semanais vão sendo introduzidas aos poucos na formação do ritmo da criança: desenho livre, aquarela, trabalhos manuais, modelagem...  As primeiras a serem introduzidas são: desenho, modelagem... para que as crianças possam vivenciar mais o brincar livre, formando e fortalecendo relações com o ambiente, com a professora e com os amigos. 


É importante que o jardim seja um lugar que a criança tenha prazer, segurança e alegria em ficar! E isso as crianças vão observando o ritmo ao redor e sentindo-se cada vez mais familiarizadas com o ambiente – vale lembrar que a confiança dos pais em nosso espaço fortalece ainda mais a confiança da criança para tal processo.



ree

 
 
 

Comentários


© 2020 por SÍTIO MIRAFLOR

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page